Partilhar
Sem comentários.
skip to main |
skip to sidebar
sábado, 1 de janeiro de 2011
PRÊMIO CRIATIVIDADE 2011
Partilhar
O ano se iniciou com o anúncio da logomarca Rio 2016, as nossas olimpíadas. A marca, escondida a sete chaves pelo comitê organizador, trazia a expectativa de superar o fiasco do anúncio da logo Brasil 2014, a nossa copa (aquela que parecia uma homenagem ao Chico Xavier).
Aqui está:
Bonita. Pelo menos eu achei!
Bem, agora veja o que os idealizadores da marca disseram a respeito dela:
“A marca simboliza a natureza da alma carioca e sintetiza o povo brasileiro... traduz o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações... Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única... É possível ver várias coisas nela: Rio, montanha, sol, Copacabana. Ela é tridimensional, conectada às novas mídias. Nada mais lógico que uma marca escultura para uma cidade escultura. O propósito representado nos aros olímpicos invadiu nossa equipe e foi o combustível para a gente chegar até aqui hoje. A marca é muito estética, inovadora e criativa”.
Mas espere um pouco. O logo traduz o Rio e o Brasil? Uma marca única para uma cidade única? A natureza carioca foi o combustível criativo da agência de publicidade? A marca é criativa e inovadora?
Veja o logo abaixo, da TELURRIDE FOUNDATION, que, claro, foi criada bem antes da marca Rio 2016:
Parece ou não parece uma bela cópia? Quer dizer, nem tanto, porque a original é bem melhor. Aliás, seria melhor admitir que foi uma adaptação da marca já existente do que ficar no ar a impressão de que não foi possível se criar algo de vergonha realmente novo e nosso, "made in Brazil".
O que mais impressiona é que o processo de escolha da agência criadora do logo de nossas olimpíadas durou nove meses. Foram 139 concorrentes, todas nacionais, avaliadas por uma comissão julgadora de 12 pessoas. A vencedora tem mais de 20 anos de mercado e uma equipe de 105 profissionais.
Merece, então, depois de tanto esforço, o “prêmio criatividade 2011”, com boas chances de sustentar o prêmio até o ano dos jogos...
AH, ÓTIMO 2011 PRA VOCÊ!
De preferência, com muita criatividade...
NÃO FUJA DA ESSÊNCIA!
Por Edilson de Holanda
Visitantes Essencias (desde um dia desses)
Seguidores
Sobre mim. E sobre este blog
Um blogueiro (não diga!). Aqui do sul do mundo, “cascavio” a superfície, a maquiagem, a máscara e a história bem-contada. Procuro nas minúcias o relevante, a graça e o inusitado, pois julgo aí se encontrarem os maiores significados. Tento viver D’us leve e profundamente, à medida que tento conhecê-lo, imaginando que a vida não é um tratado. Afirmo que Cristo é minha razão de existir e busco não fazer disso um mero falatório. Acredito na inexpugnável força da amizade, neste mundo de solitários, e cultivo um lindo e rosado amor em forma de mulher, que acrescenta cores, sorrisos e suspiros ao coração. Devaneio que todos podem me ouvir. Não me envergonho de ser humano: luto, choro, defendo, acuso. Grito e sussurro. E duvido. Entretanto, não tenho conseguido fugir do compromisso que tenho com D’us, com o amor, com a vida, com as pessoas e com minha geração. Procuro a Essência da Coisa. Nessa busca, seus comentários são essenciais... Quanto a este blog? Ele reflete tudo isso.

Comentários Essenciais
Error loading feed.