quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ALL IS ON, MAS HOJE É PRECISO CHORAR

Partilhar

*Postagem com vídeo. Clique em "Mais informações"*

Acho que ninguém merece morrer. Mas algumas pessoas, por vários motivos, deixam ainda mais saudade e um sentimento inconformado que palpita perguntando: por quê? Allison Ambrósio é uma delas.

O jovem que há vinte anos procurava apartamento para comprar no prédio em que moro, e que cativou ao me entregar de presente um disco seu, quando eu tinha dez anos de idade, presente de uma gincana de escola dominical. O simples “puxador de fio” na igreja Betesda sede em Fortaleza, que espantou a comunidade com seu extraordinário talento musical [...
... ...]

O cantor por quem torci, mesmo pequeno, quando ele foi finalista do “Festival Canta Nordeste”. Que se tornou mais que líder, um maestro de louvor congregacional. Que cresci vendo cantar, pregar, compor, de quem extraí os mais relevantes conceitos de música cristã. Que foi pastor-presidente da denominação no Ceará por mais de uma década.


Que homenageamos (adolescentes de Betesda sede) em um de seus aniversários, em que fiz a paródia “Na concha do Negão”, parafraseando uma de suas canções:“Faço menção de ti”.Um homem de personalidade magnética, de um carisma único, de um sorriso irresistível, de uma presença impossível de não ser notada.

Que era o centro das atenções em todas as rodas em que sentava. Não porque recebera o título “pastor”, mas porque todos sabiam que logo brotaria um sorriso coletivo, fruto de uma piada bem contada ou de uma poesia em forma de conselho, de confissão ou de música.

Alguém que, antes de “pastor”, “senhor”, “doutor” ou qualquer outro pronome ou título, era Allison. E é isso o que importa e fica: a pessoa Allison.

Uma amante da Bíblia, que muitas vezes comparei a Davi – não só porque o salmista era muito citado em seus sermões, mas porque ambos tinham uma admirável intimidade com Deus, uma sensibilidade reservada aos gênios e um talento musical aparentemente inesgotável e consagrado ao seu Deus.

Um homem de vasta cultura, que não se limitava à aldeia “gospel”, mas que marcou minha vida com poucas e simples palavras, em um momento decisivo: o início do namoro com a mulher a quem amo. Naquele dia, saí daquele gabinete dizendo: ali está um sábio.

O intérprete que não se poupava: se doava e corpo e alma a cada nota. O compositor que reputo ser um dos mais brilhantes da música brasileira. O poeta inspirado e doce, que recitava com naturalidade as coisas simples e profundas da vida.

O escritor de livros, tão infantis quanto adultos, que tinha a maestria de, já adulto, escrever para crianças como se fosse uma delas. O ator que surpreendia a platéias com encenações corajosas para a reputação de um pastor. O produtor, roteirista e narrador de propagandas, musicais, cantatas, shows, em que muitas vezes levava muito do tudo nas costas.

E que me perdoem os demais músicos, mas uma das coisas que mais amava em meus tempos de Betesda era me aconchegar cedo em um banco nos cultos de quartas e sextas-feiras, esperar e apreciar o Allison chegar, ligar seu teclado e realizar o louvor sozinho.

Para mim, não havia momentos de melhor ministração, inspiração e demonstração de talento. Tudo improvisado, mas com uma leveza e profundidade que jamais poderiam ser ensaiados. Coisas que só aqueles que marcam a história podem fazer. E fazem.

Um homem escolhido por Deus para demonstrar ao mundo que Ele é capaz de dotar alguns seres humanos de qualidades advindas dEle, que ajudam a explicar como alguém pode marcar a história como ele marcou.E não apenas a multiplicidade de dons e talentos fez dele quem ele é.

Mas o que Allison foi capaz de fazer com o que recebeu de Deus. Seguindo o exemplo de Cristo, foi dotado de qualidades suficientes para fazerem dele um homem ainda mais reconhecido e homenageado. Não tenho a menor dúvida de que, caso fosse sua prioridade numero um, não haveria na música cristã brasileira compositor mais laureado, celebrado, premiado e citado.

Tentando secar as lágrimas quentes e buscando crer que o “adeus” que hoje damos é na verdade um “até logo”, encontro em um olhar sociológico a certeza de que a história está definitivamente marcada pela vida e obra de Allison Ambrósio. De décadas em décadas são enviados ao mundo criaturas de sua estirpe, pedras preciosas de tão elevado valor.

Mas todo o seu talento estava à disposição de uma outra causa, que não era egoisticamente dele: o Reino de Deus. Allison não enterrou seus talentos, não se locupletou sobre os dons que recebera e os devolveu a quem o havia dado: seu Senhor. E dedicou seus melhores dias em prol de lutas por vezes inglórias: aquelas que cercam a vida de um pastor.

Mas estou em certo de que ele sabia disso. E que também sabia que a coroa do verdadeiro servo de Cristo não é dada nesta limitada vida terrena, mas naquela vida que nestes dias ele começou a experimentar: a eterna. Meu provável inútil esforço aqui seja, talvez, tentar descrever algumas pedras da coroa que repousará sobre a cabeça de seu corpo quando glorificado.

Um homem que, apesar de todas as funções carregadas por seus ombros, jamais negligenciou a família. E como era lindo e inspirador vê-lo falando, com brilho nos olhos, de sua esposa e se referindo a seus filhos. Quantas músicas esse amor rendeu. Quantos deleites coletivos essas composições promoveram...

A dura realidade de que não detemos o domínio de absolutamente nada nesta vida, inclusive nossa própria vida, me fazem, não por querer ser deus, mas por pura dor, perguntar: “Por que, se podemos vislumbrar o quanto ele ainda poderia fazer pelo mundo, pela igreja e pelos que ainda não conhecem a Cristo?”.

Além de outras constatações ainda mais dolorosas, que faço questão de não registrar... “Por quê?”. Terá Deus o propósito de trazer para si alguns santos de maneira prematura, por muito amá-los, premiando-os com a glória e poupando-os dos sofrimentos com que a vida terrena nos maltrata? Sinceramente, não sei. Pelo menos nessas horas, gostaria de saber...

Certo dia, sentado com ele, tomando um chá gelado em seu gabinete, tive a oportunidade de dizer “Cara, você compõe demais”. E perguntado, respondi que a minha canção predileta, dentre as suas, era “Porque és Senhor” (vídeo acima). É a mais linda e completa expressão de louvor a Deus em forma de música que já vi.

Mas, infelizmente, nenhuma palavra ou frase de efeito elucidarão a multidão de reflexões que sua partida traz à alma, nem mesmo trarão de volta aquele destilar gratuito de talento ou aquele jeito só dele de declamar poesias ou anunciar a mais nova linda música composta naquele mesmo dia, em um engarrafamento qualquer, indo pegar seus meninos no colégio...

Para a família, amigos próximos e admiradores, fica a sangria desatinada a correr por dentro do peito. Para a igreja, fica um vazio do tamanho do expoente que se foi. Para o mundo, fica a marca indelével da vida e obra de um gênio. Allison fica. Fica o legado. E fica tanta coisa mais...

Mas, após as lágrimas secarem, veremos que não há nada melhor para ele do que ficar onde está: nos braços do Pai.

ALL (TUDO) IS (ESTÁ) ON (EM CIMA).

21 comentários:

Jaime Neto disse...

Estou tentando procurar um sentido para isso tudo.

E escrevi algo...

Nada disso faz sentido.

Se houvesse uma dor irreparável
de forma que não conseguisse conter,

[na distância]

Lhe enviaria um e-mail
e Ele corria para responder
Se preocupava em ligar

[estando perto]

corria para me receber
com um sorriso do tamanho do mundo
com um abraço de quem parece poder abraçar o mundo

[a qualquer tempo]

e choraríamos juntos
lamentaríamos juntos
riríamos juntos
e tudo pareceria até melhor

O problema é que, agora,
essa dor é você.
E você não está mais aqui.

[LUTO] - porque nada disso faz sentido.

Só pensando um pouco disse...

Linda homenagem, Edilson. Tenho tentado expressar admiração semelhante ao Allison, mas não consigo. Quero usar o seu texto também como palavras minhas para honrar uma pessoa que a muito me fez bem. Que Deus agora se alegre mais com ele mais pertinho de si e que vc continue nos abençoando com seus relatos. Um abraço.

Antº Junior disse...

Pastor Alisson sempre será um exemplo a ser seguido. Deixa uma lacuna muito grande. Mas, que a sua vida possa nos desafiar a sermos cristãos melhores!

Thais disse...

Sem palavras...foi a tentativa de descrevê-lo, mais linda que já vi!Eternas saudades!

Unknown disse...

Muitos são os artistas , e poucos levitas autênticos como Pr Alissom , Na verdade acho (falo poéticamente) , que estão requisitando adoradores no céu , pra começar o ensaio. Maranata !


Joabe Gois

Unknown disse...

Edilson, muito lindo esse seu desabafo...fiquei emocionanda com sua maneira de expressar o quanto Pr. Allison foi marcante na sua vida e na vida de quem o conheceu...Saudades!!
Um abraço!

Felipe disse...

Meu pastor, quero lhe honrar com mais do que palavras.

Quero percorrer pela estrada que você construiu, ser seu imitador, seguir seus passos.

Assim como você pastor,

Quero viver uma vida inteiramente pra Deus, cantar canções novas em Seu louvor, amar tantas pessoas quanto possível.

Como você, Pastor Allison, quero me alegrar com os que se alegram, chorar com os que choram, não deixar que as coisas pequenas desse mundo afetem minha visão, meu chamado.

Como você viveu, quero viver intensamente, colocando um sorriso no rosto alheio, amar meus familiares, meu amigos, e aqueles que discordam de mim. Quero inspirar o meu proximo, liderá-lo em louvor.

Como fez, quero falar da esperanca que tenho, do amor que recebi tão gratuitamente. Quero alcançar os perdidos, aqueles que ainda não O conhecem e quero refletir a graça divina aos que já não tem forças.

Acima de tudo, meu pastor, quero amar a Deus com toda minha força, toda minha alma e todo meu entendimento, assim como você O amou.

Foi assim a sua vida, meu pastor, meu amigo e mentor, aquele que me ensinou a amar a Deus, a fazer da musica um meio, um instrumento pra trazer honra e glória ao nosso criador.

Eu sou um fruto teu meu Pastor! E assim como eu, existem muitos, espalhados pelo Brasil inteiro e pelo mundo. Sua vida valeu a pena. Seu sacrificio nao foi em vão. Vamos continuar o que você começou, e só assim poderemos honrar o seu nome e o seu legado. E quando nos encontrarmos novamente iremos juntos cantar dos grandes feitos do nosso Deus por toda a eternidade...

Muitas saudades meu grande amigo e até breve,

Felipe

Viviane Bandeira disse...

Tudo o que eu sinto vc conseguiu descrever com palavras... Quantas saudades... Que Deus nos conforte e em especial, conforte a Jackie e os meninos, pois se para nós está sendo assim, imagine para eles... Que o nosso coração pare logo de sangrar que que venham só as lembranças boas dele. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Lembro nitidamente a ultima vez que vi o Allison, nos encontramos por acaso em uma lanchonete de Fortaleza, num domingo a noite, depois de mais um EJC 2006, ele estava acompanhado do Leo olhou pra mim, acenou com a mão e abriu seu sorriso marcante - "Tudo bom!".
Ele é um espelho para jovens de nossa geração, refletiu intensamente a imagem de Cristo para que nós pudessemos ter uma referência, e isso fez e faz toda a diferença. Fica a nós um grande desafio: refletir a imagem de Cristo ao mundo, como fez o Allison.
Sem mais palavras.

Fred Amaro

Tati disse...

Linda a Homenagem. O som da risada gostosa dele fica ecoando na minha mente.
Muito lindo mesmo, ele com certeza marcou as nossas vidas!

Leny Brito disse...

Querido,
Lindas palavras, mesmo apertadas pela dor que teima em queimar nos nossos corações....
No momento, sem palavras, fico no silêncio das lembranças.
O Senhor conforte os nossos corações.
abraços

Lanna Aragão disse...

Edilson....Vc foi inspirado por Deus!!!
Elém do choro pela perda ,continuo chorando ao ver esse declaração de amor...O que nos conforta é saber que estrá na glória e que em breve nos veremos!!!!!
Deus abençoe...
bjuss
Lanna * )

Ivens da Costa disse...

Caprichou hein Edílson!
Belas palavras para exprsssar a dor q cada um de nós está sentindo.
Mas, como já disseram, ele está mmtttoooo melhor q a gente; no lugar onde todos gostaríamos de estar!
Que as eternas saudades sirvam para nos lembrar do exemplo de vida de alguém q andou perto de Deus!!!!

Abraço a todos!

Anônimo disse...

Por Ligia Lima:

Lindo...

Meu querido irmão, vc descreveu o Allison com uma propriedade ímpar...
Maravilhosa suas palavras.....

abços...

Bem Casada disse...

Meu querido Edilson...em primeiro lugar, estamos com saudades de você! Em segundo lugar....gostaríamos de te agradecer por descrever o que sentimos, vc que tem esse dom de se expressar....somos teus fãs...disse tudo que sentimos do nosso amado Allison e que nos faltam palavras...obrigada...Deus te abençoe...beijo na Tati!

MANGABA VEREADOR - No. 54322 PPL disse...

Desculpe Edilson não o conheço, participo da Igreja Betesda não assiduamente, mas desde o momento que conheci o Pasto Allison, fiquei muito impressionada com sua pureza de alma, como vc disse com seu sorriso, sempre doce e contagiante.
Nunca conversei com ele, mas o tinha aqui muito proximo de mim. Sabe não sou muito de acompanhas estes blogs, mas tinha o o Blog do Pastor Allison e do Pastor Eliel.

Hoje só hoje descobri que ele não está mais aqui, e uma dor muito grande tomou conta de mim. Eu adorava suas músicas, algumas vezes pude ve-lo pregando e cantando na Igreja. Ele era completo,estou muito triste, muito mesmo.

Edilson suas palavras foram muito lindas e permitam me usa-las para refletir meus sentimentos.

Que Deus possa consolar o coração da familia do Pastor Allison e os nossos corações.

Edilson de Holanda disse...

A todos os que comentaram (ou apenas leram) até agora, inclusive os que não conhecia antes deste post, meu forte abraço e a certeza de que a dor compartilhada é mais fácil de ser suportada...

Valeu gente...

Anônimo disse...

A Morte chega a todos numa hora ou noutra, todos vamos passar por ela, mas como dizia o presidente Mao, para uns a morte tem o peso de uma pena, para outros a morte tem o peso de uma montanha.

Fica o exemplo de como você via a vida, de como tratou as pessoas, que princípios seguiu, que fez para ajudar as pessoas, que fez para melhorar o mundo, deixá-lo melhor que o encontrou.

Algumas pessoas são eternas, não morrem, pois serão lembradas, seus pensamentos e ações serão sempre seguidos, seguiram eternamentes durantes as gerações futuras, são as pessoas que se preocuparam mais com o próximo do que consigo mesmo, que amaram a liberdade mais que a própria vida, que amaram o seu humano, que viveram, a essencia do seu humano é o amor e a liberdade.

Como dizia Che, "um verdadeiro revolucionário é movido pelo amor."
Primeiro estamos embuidos de amor, contradição, pois desse amor tão lindo, tão puro, nasce um ódio feroz sobre aqueles que explora, que oprimem , que lançam guerras econônmicas, que tiram a liberdade dos trabalhadores, do povo, um ódio justo, um ódio causado apartir do amor.


Glórias eternas aos heróis do nosso povo. Aqueles que um dia ousaram a sonhar com a liberdade, com a dignidade humana.

Jackie Kauffman Florianopolis-SC disse...

Edilson, obrigada pelo tributo, pelo consolo e pelo amor ao meu Allison.Não ouso perguntar nada. Não tenho forças para tal. Só quero te dizer obrigada.

Anônimo disse...

Caro Edilson, não o conheço nem tive o prazer de conhecer o Pastor Allison, mas em minha igreja cantamos a música Maranata que ele compôs e de que gosto muito... gostaria que você me ajudasse, informando-me onde posso conseguir um cd com essa música ou qualquer outro cd do talentosíssimo pastor.obrigado.wagner, maringá, paraná.

Anônimo disse...

p.s. meu email é 12wagner34@bol.com.br.
wagner, maringá, pr.

Por Edilson de Holanda