sábado, 1 de janeiro de 2011

PRÊMIO CRIATIVIDADE 2011

Partilhar
O ano se iniciou com o anúncio da logomarca Rio 2016, as nossas olimpíadas. A marca, escondida a sete chaves pelo comitê organizador, trazia a expectativa de superar o fiasco do anúncio da logo Brasil 2014, a nossa copa (aquela que parecia uma homenagem ao Chico Xavier).

Aqui está:


Bonita. Pelo menos eu achei!

Bem, agora veja o que os idealizadores da marca disseram a respeito dela:

“A marca simboliza a natureza da alma carioca e sintetiza o povo brasileiro... traduz o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações... Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única... É possível ver várias coisas nela: Rio, montanha, sol, Copacabana. Ela é tridimensional, conectada às novas mídias. Nada mais lógico que uma marca escultura para uma cidade escultura. O propósito representado nos aros olímpicos invadiu nossa equipe e foi o combustível para a gente chegar até aqui hoje. A marca é muito estética, inovadora e criativa”.

Mas espere um pouco. O logo traduz o Rio e o Brasil? Uma marca única para uma cidade única? A natureza carioca foi o combustível criativo da agência de publicidade? A marca é criativa e inovadora?

Veja o logo abaixo, da TELURRIDE FOUNDATION, que, claro, foi criada bem antes da marca Rio 2016:


Parece ou não parece uma bela cópia? Quer dizer, nem tanto, porque a original é bem melhor. Aliás, seria melhor admitir que foi uma adaptação da marca já existente do que ficar no ar a impressão de que não foi possível se criar algo de vergonha realmente novo e nosso, "made in Brazil".

O que mais impressiona é que o processo de escolha da agência criadora do logo de nossas olimpíadas durou nove meses. Foram 139 concorrentes, todas nacionais, avaliadas por uma comissão julgadora de 12 pessoas. A vencedora tem mais de 20 anos de mercado e uma equipe de 105 profissionais.

Merece, então, depois de tanto esforço, o “prêmio criatividade 2011”, com boas chances de sustentar o prêmio até o ano dos jogos...

AH, ÓTIMO 2011 PRA VOCÊ! 

De preferência, com muita criatividade...

NÃO FUJA DA ESSÊNCIA!

5 comentários:

Bem Casada disse...

Nossa Edilson....tô chocada com a réplica!!!!!! Pois com certeza é o que parece!!

Beijos de saudades de vcs...Feliz 2011!!!

Edilson de Holanda disse...

Saudades nossas, nossa amiga...

Até breve...

Paz e abração...

Anônimo disse...

Nem tudo que parece é, né, Edilson? Ótimo texto. Tomara que a Globo não o descubra (risos)!

Graça e paz,
Samuel.

SalaVip disse...

De cara, gostei da logomarca, mas não é de espantar, há truzentas "criativas" logos espalhadas por esse nosso brasilzão, simplesmente chupadas dos fartos catálogos japoneses e tantos outros com ideias originais.

SalaVip disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Por Edilson de Holanda