O ano se iniciou com o anúncio da logomarca Rio 2016, as nossas olimpíadas. A marca, escondida a sete chaves pelo comitê organizador, trazia a expectativa de superar o fiasco do anúncio da logo Brasil 2014, a nossa copa (aquela que parecia uma homenagem ao Chico Xavier).
Aqui está:
Bonita. Pelo menos eu achei!
Bem, agora veja o que os idealizadores da marca disseram a respeito dela:
“A marca simboliza a natureza da alma carioca e sintetiza o povo brasileiro... traduz o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações... Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única... É possível ver várias coisas nela: Rio, montanha, sol, Copacabana. Ela é tridimensional, conectada às novas mídias. Nada mais lógico que uma marca escultura para uma cidade escultura. O propósito representado nos aros olímpicos invadiu nossa equipe e foi o combustível para a gente chegar até aqui hoje. A marca é muito estética, inovadora e criativa”.
Mas espere um pouco. O logo traduz o Rio e o Brasil? Uma marca única para uma cidade única? A natureza carioca foi o combustível criativo da agência de publicidade? A marca é criativa e inovadora?
Veja o logo abaixo, da TELURRIDE FOUNDATION, que, claro, foi criada bem antes da marca Rio 2016:
Parece ou não parece uma bela cópia? Quer dizer, nem tanto, porque a original é bem melhor. Aliás, seria melhor admitir que foi uma adaptação da marca já existente do que ficar no ar a impressão de que não foi possível se criar algo de vergonha realmente novo e nosso, "made in Brazil".
O que mais impressiona é que o processo de escolha da agência criadora do logo de nossas olimpíadas durou nove meses. Foram 139 concorrentes, todas nacionais, avaliadas por uma comissão julgadora de 12 pessoas. A vencedora tem mais de 20 anos de mercado e uma equipe de 105 profissionais.
Merece, então, depois de tanto esforço, o “prêmio criatividade 2011”, com boas chances de sustentar o prêmio até o ano dos jogos...
AH, ÓTIMO 2011 PRA VOCÊ!
De preferência, com muita criatividade...
NÃO FUJA DA ESSÊNCIA!
5 comentários:
Nossa Edilson....tô chocada com a réplica!!!!!! Pois com certeza é o que parece!!
Beijos de saudades de vcs...Feliz 2011!!!
Saudades nossas, nossa amiga...
Até breve...
Paz e abração...
Nem tudo que parece é, né, Edilson? Ótimo texto. Tomara que a Globo não o descubra (risos)!
Graça e paz,
Samuel.
De cara, gostei da logomarca, mas não é de espantar, há truzentas "criativas" logos espalhadas por esse nosso brasilzão, simplesmente chupadas dos fartos catálogos japoneses e tantos outros com ideias originais.
Postar um comentário