sexta-feira, 9 de outubro de 2009

1 DEUS, 13 LIÇÕES (parte I)

Partilhar
Nesses dias, fui abençoado de forma maravilhosa por Deus. Vi a verdadeira acepção da palavra “milagre” se cumprir bem em frente aos meus olhos, sem que eu esperasse, merecesse ou pudesse mensurar a altura, largura e profundidade da bondade de Deus e sua capacidade de nos surpreender, mostrando e demonstrando quem Ele é: supremo, perfeito, justo, misericordioso e, principalmente, Senhor do passado, do presente e, para o nosso alívio, também do futuro [... ... ...]
A bênção que recebi foi cercada de detalhes, incógnitas, ansiedades, tensões e orações, dignos de um epílogo de filme de suspense. Com tanta emoção e uma vitória marcante ao final, reconheci algumas lições que Deus me ensinou, que quero levar para toda a vida e a respeito das quais não posso deixar de “co-partilhar” com você.
Gostaria que você refletisse sobre cada ponto, submetendo-o ao crivo da Palavra e do caráter de Deus e, se o caso, tentasse imprimir em seu coração, como eu fiz.

1. DEUS FAZ O IMPOSSÍVEL ONDE NÃO É POSSÍVEL FAZERMOS MAIS NADA (GN 21:1-7).
Há certas lutas em que nossa força não é suficiente, tal como o desejo de Abraão e Sara de serem pais com quase cem anos de idade. Depois de esgotarem as armas, nos vemos sem munição, indefesos. Normalmente é aí que nos lembramos de Deus. Quando nossos passos, por mais largos, não podem mais pular o abismo. É justamente aí, e somente aí, que o milagre pode acontecer.

Não há milagre quando tudo depende de nosso braço. O impossível só acontece quando baixamos as armas e erguemos as mãos, rendidos a Ele. O Deus do improvável, o Deus do inusitado que nos ver absolutamente nEle, ou seja: tranqüilos e seguros, tal e qual uma criança que caminha aparentemente sozinha por uma estrada desconhecida, mas que sabe ter seu pai ali bem perto.

2. DEUS É METICULOSO EM DAR PRESENTES, COMO ALGUÉM QUE CONHECE VC MUITO BEM E SABE EXATAMENTE COMO LHE AGRADAR (SL 126:1-6).
Se seu (sua) namorado (a) /esposo (a) lhe presenteia bem, é porque ele (a) lhe conhece bem. Se é assim, imagine como são os presentes de Deus, que nos conhece e ama como ninguém! A expressão do salmista (“ficamos como quem sonha”) denota bem o sentimento de quem se vê meticulosamente agraciado por Deus. Como disse um amigo, Deus age “com requintes de bondade”.

3. DEUS, REALMENTE, MUITAS VEZES DÁ MAIS DO QUE PEDIMOS OU IMAGINAMOS (EFÉSIOS 3:20-21).
Paulo descreve um Deus que não nos é estranho: que supera em muito nossas medíocres expectativas, revelando que nossa visão é limitada pelas “viseiras” da incredulidade e da pequenês. Um Deus que tem uma vista privilegiada do quadro de nossa vida - que está sendo pintado e por isso ainda não o compreendemos – e que também nos acompanha nessa pintura, cedendo tinta, tela, idéias e às vezes até ajudando a manejar o pincel.

4. DEUS NÃO ABENÇOA CEDO OU TARDE, MAS NA MELHOR HORA POSSÍVEL (SL 13:1-6).
Tais quais os grandes silêncios de Deus, desde o fim do Velho Testamento até que o novo fosse escrito, ou desde que a vinda do Cristo foi anunciada pela primeira vez até que Ele se revelasse em carne, muitos anos depois, às vezes sentimos como se Ele nos tivesse abandonado, esquecido, rejeitado. É que estabelecemos, em nossas mentes, planos, metas e prazos para nós mesmos, e neles enclausuramos Deus, na esperança que Ele se adeque às nossas maquetes de areia.

Mas Ele, que domina as ondas do mar, o vento e conhece todos os grãos de areia, sabe a hora exata de intervir em nosso contexto, se possível derrubando nossos castelinhos à beira-mar e construindo outros, sobre a Rocha firme. Assim como cada livro santo foi escrito na data propícia e como o Salvador veio a nós na hora exata, cada benção divina, cotidiana ou inédita, sucede a nós no melhor momento de nossa história: aquele que Deus primeiro preservou para depois nos dar.

5. AS BÊNÇÃOS DE DEUS DEVEM SE TRANSFORMAR EM MARCOS EM NOSSA VIDA (SL 90:4, 5 e 12).
Como Davi, “devemos aprender a contar os nossos dias”, pra que alcancemos um coração sábio. E esperançoso. Quando temermos uma grande luta, devemos olhar para trás e contarmos as vezes em que “marcamos o gol do título aos 47 do segundo tempo”, em que, mesmo quando muitos não acreditavam, nós conseguimos, e em tudo isso reconhecermos o guindaste de Deus a nos erguer às alturas. Em cada vitória do passado, precisamos enxergar as bandeiras que fincamos, para agora dizer: é possível.

6. SEMPRE QUE DEUS NOS DÁ UMA BÊNÇÃO, DÁ TAMBÉM UMA RESPONSABILIDADE (GN 15:1-5).
Quando orar pedindo, devemos ter a consciência de que corremos o “risco” de que Deus nos conceda. E se Ele nos abençoar, de que ganharemos “inteiramente grátis” a responsabilidade de administrar a bênção recebida. É assim que acontece conosco, tanto quanto um namoro, à conquista uma amizade, à aprovação em um concurso, ao alcance de um bom emprego, à conquista de um grande bem material e até mesmo quanto a qualquer oportunidade de servir a Deus.

Imagino a alegria de Abraão ao saber de Deus que seria pai, mesmo senil. Mas também imagino como ele “coçou a cabeça” ao saber que seria o responsável por uma geração incontável como as estrelas do céu, a prole que seria a boca, os ouvidos, os olhos, as mãos, os pés e o coração de Deus, encarregada de amar o mundo.
 
7. UMA BÊNÇÃO SÓ É UMA BÊNÇÃO SE ELA NOS APROXIMA MAIS DE DEUS (SL 9:9-11). Quais os parâmetros para se discernir a vontade de Deus? São vários. Sinceramente, prefiro abreviar dizendo que não sei! Mas sei que sua vontade é que nos aproximemos dEle. Logo, se há algo em minha vida por que tenho muito prazer, mas me afasta de Deus, logo não pode ser uma bênção. E logo não devo buscar, desejar, nem muito menos considerar-me abençoado por conquistar. Interessante perceber que as vitórias do rei Davi faziam-no reconhecer a benevolência do Pai, tornando o salmista ainda mais conhecedor do caráter de Deus e o atraindo a seus braços de afeto.
 
Em breve, a parte II. Aguarde...


3 comentários:

Marcelo disse...

É isso mesmo, como o amor de Deus é grande e perfeito; chega até ao ponto de nos presentear com as coisas que mais esperamos...Glória a Ele

Cláudio disse...

Esperarei a parte II, mas confesso que a primeira parte não deixou nada a desejar. Aliás, sequer necessitaria de uma conclusão, porque conclusivo em si mesmo. No mais, ressalto que, além de concordar que o amor de Deus se manifesta constantemente (embora muitas vezes não entendamos), é muito emocionante perceber em palavras tudo o que sua vida testemunhou nos últimos dias...

Tati disse...

Amor, é muito bom compartilhar com vc destes ensinamentos! Com certeza aprendemos muito com o que vivenciamos. Quando pensarmos
que não temos nada e que tá muito difícil conseguir sair de determinada condição, podemos lembrar dessa experiência e esperar um pouco mais em Deus! Pode parecer uma "frase feita" mas é bem verdadeira: DEUS È FIEL!

Eu te amo!!!!!!
Bjin!

Por Edilson de Holanda