sábado, 6 de fevereiro de 2010

PEDRO BIAL: A MINHA RAZÃO PARA NÃO ASSISTIR AO BBB

Partilhar

*Postagem com vídeo. Clique em "Mais informações"*

 Uma das enésimas razões pelas quais o BBB é altamente desaconselhável para quem pretende se manter são, sadio e quer preservar minimamente suas faculdades mentais:

VOCÊ PODE UM DIA ACABAR COMO PEDRO BIAL.

Veja algumas palavras destiladas pelo apresentador, em uma edição do programa, em que ele gasta a cultura que lhe restava para “metaforizar” figuras como Siri, Limão, Fani [... ... ...]
"SIRI E LIMÃO... SIRI, NASCIDA COM UMA FLOR NOS CABELOS... CULTIVOU FLORES NA CABEÇA, FLOR FEITA DE NUVENS... UMA SIRI COM A CASCA DURA DE QUEBRAR”. Mas não acabou por aí. Logo depois, o animador e circo (com todo respeito aos palhaços, aos engolidores de faca e às mulheres barbadas) “poetizou”:

"A DINÂMICA AUTODESTRUTIVA DO TRIÂNGULO AMOROSO COMEÇOU A ROLAR..." Aqui parece ser o auge do absurdo, do pseudo-intelectualismo alcoolizado. Ninguém naquele sofá entendeu bulhufas dessa frase. O público, então, deve ter imaginado que “dinâmica autodestrutiva” é o resto do sobrenome da personagem: “Irislene Stefanelli Dinâmica Autodestrutiva”.

E tinha mais:

"O CASAL VAI PERMANECER NA CASA, COMO A PRESENÇA DA AUSÊNCIA". Desta vez, acerta o apresentador. O casal permanece, tanto que, três anos depois, ainda tem gente (como eu) perdendo tempo em citá-los. Infelizmente, eles se apresentam ao Brasil como personalidades descartáveis. Passam, mas são logo substituídos por pessoas dispostas a representarem o mesmo papel.

E aí não se sabe se a bunda da vez é a da “sister” do ano retrasado, do passado ou deste. Tanto faz. Todas estas entidades (personalidades ou bundas, que neste caso se tornam a mesma coisa, pois é assim que se apresentam ao público) são tão descartáveis quanto eternizáveis, pela tragédia intelectual de nosso povo.

Mas o pior estava por vir:

“MENOTTI DEL PICCHIA, NO POEMA "JUCA MULATO": "TER UM SONHO DE AMOR NO CORAÇÃO SUJEITO É O MESMO QUE CRAVAR UMA FACA NO PEITO. ESSA VIDA É UM PUNHAL COM DOIS GUMES FATAIS. NÃO AMAR É SOFRER. AMAR É SOFRER MAIS”. Menotti del Picchia, poeta modernista, estaria se remexendo no túmulo, se lhe fosse dada esta última oportunidade. Sua obra, pouco reconhecida, nunca mais será a mesma depois de ser citada por Pedro Bial no paredão “Siri x Limão”.

Será que os “heróis da nave BBB” entenderam que Menotti não se chama Cesar Menotti e não faz dupla com o não menos famoso Fabiano? Ou ficaram a meditar sobre o significado do sobrenome do poeta citado?

Citar poemas e frases de filosofia barata, banalizar a literatura, autores e obras - passando a idéia de que isso é culto - parecem tentativas encontradas por Bial para sinalizar ao mundo que ele ainda é capaz de pensar, mesmo dedicando grande parte de seu tempo, durante todo o ano, à escolha e convivência com os “brothers”.

Tais estratégias, entretanto, só têm feito o famoso jornalista pagar micos e manchar sua rica biografia profissional. Parafraseando ele mesmo, “cada BBB é uma faca cravada em sua inteligência”. Ele tem ficado mais rico? Sim. Mas a um alto preço.

O pior deles, talvez, é o de contribuir para a formação dos padrões de comportamento do povo brasileiro de forma tão catastrófica. Afinal, erigir figuras como estas que desfilam nos BBBs a heróis nacionais, modelos a serem imitados e referenciais de conduta é contribuir decisivamente para a degradação moral de nosso país e para a formação de feridas sociais praticamente incuráveis, na medida em que aderem à “cultura” de forma irreversível.

Daí a completa relativização de valores, revelada na prostituição a céu aberto, no total desmonte dos núcleos familiares e no desrespeito à simples idéia de Deus.

Pedro Bial é a prova de que poucas qualidades intelectuais resistem a dois meses de horas diárias exclusivas assistindo e dialogando com os participantes do dito programa, somados a outros dez, arquitetando o programa do ano seguinte.

O apresentador é um alerta para os que ainda não se embriagaram com tamanha droga e o reflexo de nossa geração: oca, como a casca de um siri vazio... (mas enfim, não vou aqui fazer poesia de beira de estrada, como ele).

E se ainda não lhe convenci e você percebe que Pedro Bial não é razão suficiente pra que não se dê audiência ao BBB, aqui vai um argumento dramático: lembre que você foi feito à imagem e semelhança de Deus. Agora responda: vale a pena expor a imagem e a semelhança de Deus a tal “dinâmica autodestrutiva”?

3 comentários:

Kylvia disse...

Olá Dilsinho,
É muito bom saber que não somos únicos em uma opinião, acreditar que ainda existem pessoas capazes de raciocinar e discernir sobre o bom e o ruim, sobre o bem e o mal!!! Assino em baixo do seu texto, se me permitir, é claro. Como diria Mário de Andrade, "morte às adiposidades cerebrais!". E, se me autorizar, gostaria de enviá-lo por e-mail aos meus contatos. Aguardo resposta. Beijão para você e a Tati.
Kylvia.

Edilson de Holanda disse...

Oi Kylvia!

Quanto tempo! Espero que vc esteja bem!

Brigado pelo comentário Está devidamente publicado. E pode divulgar o texto sim. Se vc puder, coloca o endereço do blog embaixo, pro pessoal dar uma visitada.

Abração!

Anônimo disse...

Por Landir:

Gostaria de lhe parabenizar pelo texto, sobre o jornalistazinho, o ponto em questão é a ideologia que está no domínio, a quem ela interessa e a quem fortalece, e penso assim existe a ideologia burguesa, que a todo instante é violentamente empurrada ao povo, nos mais diversos meios de comunicação, novelas, músicas, escola, e o mais baixo na escala da mediocridade, "o famoso BBB". E a ideologia se fortalece em nós, desde que seja nos direcionada e em que quantidade, ou seja, estamos a todo momento sendo bombardeados, mas é possível resirstir.
Postei um cordel sobre o BBB.

Por Edilson de Holanda