terça-feira, 6 de abril de 2010

CRUEL. CORTANTE. NECESSÁRIA. GENIAL. "A LISTA" EMOCIONA

Partilhar
*Postagem com vídeo. Clique em "Mais informações"*

Ouça a música inteira. Ela fala por si só.

O sucesso de "A Lista" é um paradoxo. Quanto mais pessoas se identificam com ela, melhor, pois além de estarem consumindo uma arte de ótima qualidade, estão enfrentando suas "zonas de conforto" e refletindo sobre aspecto absolutamente relevantes da vida [... ... ...]

Ou seja: estão olhando para dentro de si e encarando alguns de seus fantasmas existenciais, capacidade rara de se ver, hoje em dia, numa geração afeita a superficialidades e à cultura de massa, em que não é preciso pensar para, se necessário, mudar.

Ao mesmo tempo, quanto mais pessoas se identificam com “A Lista”, pior. Explico: são pessoas que estão em uma fase da vida em que olhar para o passado é altamente doloroso. Quem eram as pessoas a quem amávamos há dez anos? Quais eram nossos sonhos? Continuamos com a mesma autoridade para condenar aquilo que reprovávamos dez anos atrás? E quem de nós não se vê pelo menos um pouquinho nessa poesia musicada? Bem, por aí vai...

O detalhe é que o próprio autor e intérprete, Oswaldo Montenegro, que é genial e único, certa vez chamou a atenção para ao fato de que cada vez mais são jovens, e não idosos, que manifestam algo como: “Essa música é a minha cara”, “A Lista’ é a música da minha vida”, “Você fez essa música pra mim”, ”Choro toda vez que ouço ‘A Lista”.

O público dessa canção é crescentemente jovem.
Isso significa que temos, cada vez mais, jovens com alma de velho. Já apresentam muitas marcas, grandes traumas, um certo cansaço e a incerteza sobre se vale ou não a pena continuar.

Apenas coisas muito simples ou geniais são capazes de causar o redemoinho que “A Lista” provoca. E ela é tudo isso: simples e genial.

Certas reflexões são duras, mas necessárias. Apenas grandes reflexões podem conduzir a grandes mudanças. Esse é um desafio.

E você, se identificou? Com que parte da música?

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom seu texto Edilson! Parabéns mesmo! abraço.

Wedla DiLkinha

Wendel Cavalcante disse...

Caro Edilson,
Obrigado por nos lembrar da "Lista".
Abração!

Márcio Cardoso disse...

Edilson, pelo o que sei ainda tem cd´s do Pr. Allison na livraria Vinde. é o único lugar. a pessoa precisa entrar em contato direto com a livraria! Abração.

Por Edilson de Holanda