quarta-feira, 5 de maio de 2010

MEDO DO SILÊNCIO

Partilhar
Tenho medo do silêncio. Ele me apavora, aterra, horroriza, assombra, horripila. Preciso de algum barulho, mesmo que seja apenas o do teclado, a essa hora da noite, ou tão só de minha mente, para que tudo para continue seguindo seu rumo. Ou algum rumo. E faça sentido.

Um grilo começa a cantar exatamente agora. Parece que veio me fazer companhia nessa necessidade de fugir do silêncio. Será que os grilos também são assim?

Cada vez mais, nos são dadas menos oportunidades de estar só. Ao mesmo tempo em que, quanto mais há solitários, menos há silêncio [... ... ...]

O silêncio doe em meus ouvidos. Sabe aquele som de microfonia?

O silêncio é uma barra de ferro interposta no meio de duas engrenagens. O relógio gigante para de funcionar, mas o sino começa a bater loucamente, enquanto os ponteiros tomam vontade própria, sobem e descem desordenadamente, desfazendo a noção de tempo e espaço.

Acredito que o silêncio, inexoravelmente, conduz à reflexão. Encarar o silêncio é se encarar. Quem é você quando a música para? Quem sou eu quando o computador desliga? Quem somos nós quando cai a bateria do celular?

Mas não se preocupe: quase sempre você terá como escapar do silêncio. Infelizmente. Meu celular tem uma bateria reserva. Se o mp4 descarregar, tenho um rádio. Se faltar energia, tenho um à pilha. E percebo que assim vou escapando. De mim.

São inúmeras palavras que se amontoam em minha mente quando esbarro com o silêncio. Principalmente, sobre os dilemas que não consigo resolver. Ou pior: enfrentar.

A fuga desse embate, com as lutas mais absurdas e também as mais tolas, é um perigoso abismo que conduz a tantos outros. Assumidamente, luto contra este fantasma: o medo de me encarar. Quem venceria o embate? O “eu” que resolveu ir à luta ou o “eu” que conseguiu achar outro tipo de barulho confortador?

A luta é mais enfadonha que dolorosa. São tantos os “ah se”, “por quê?”, “tomara”, “talvez”, “quem sabe”, somados nestes poucos anos de vida, que no início da batalha o silêncio parece só querer me trazer isto: sofrimento. Depois, vêm os pensamentos de autocomiseração: “seu...”, “de novo?”, “como você é capaz de...”, “nem adianta tentar”, “vale a pena?”, “há tempo?”. Agora se trata de tortura.

Percebo que o medo de enxergar tanta imperfeição pode ajudar a explicar minha antipatia pelo silêncio. Alenta-me pelo menos o fato de que me aceito bem mais hoje do que há dez anos. Mas acredito que sempre estarei às voltas com este fantasma. Ou ele comigo?

Claro: o problema não está na falta de barulho. Está em mim. Lançar a culpa no silêncio é só uma forma de encontrar um bode expiatório. Que não pode berrar! Reconheço a importância da solitude (que é diferente da solidão).

E, pensando um pouco, já colhi bons frutos da falta de barulho. Há respostas, conflitos e verdades que apenas podem ser trazidas à baila com o silêncio. Mas não me engano: perguntas sem resposta, dúvidas e mentiras também podem surgir.

A verdade é que, para mim, o silêncio hoje é tão necessário quanto utópico. A sorte é que algumas utopias me atraem! Vale a pena tentar. Estou escrevendo algo sobre isso. Você lerá daqui há alguns dias.

Será possível estar em paz com o silêncio? Será que ele traz consigo uma bandeirinha branca? Será condição sine qua non para a não-mediocridade conseguir vencê-lo? Ou o desafio é conviver fagueiramente com o dito cujo? Mas como conviver com o que não se pode conversar?

Escreveria agora que, se fosse um animal, seria um grilo. Diria: olha só: não sou o único ser criado por Deus que não suporta o silêncio. Mas hoje não é um bom dia pra mim, em termos de argumentos. Coincidência ou não, o grilo parou de cantar.

É melhor eu me calar, então...

Mas, antes, deixo você com essa música, da banda Resgate, que eu recomendo:

     Get this widget |     Track details  |                    eSnips Social DNA   

2 comentários:

Bem Casada disse...

QUE LINDO MEU AMIGO....PASSEI POR AQUI PRA TE LÊ...MAS JÁ ESTOU FICANDO....SOU SUA SEGUIDORA....E ME DIGA AS NOVAS...E O CASÓRIO??? QUERIA QUE FIZESSE O CURSO ONE DE NOIVOS COM A GENTE...VOU TE MANDAR UM LINK....POSSO CONVIDAR VCS PRA FORMATURA QUE SERÁ DIA 1 DE JUL?? VÊ AÍ SE DÁ...PASSA LÁ NO LINK:

http://www.mmibrasil.com.br/cursos_one.htm

E DEPOIS PASSA LÁ NO MEU BLOG...É UM ESPAÇO PRA NOIVOS ...FALO DE CASAMENTO, RELACIONAMENTO, TROCO RECEITINHAS MINHAS...PENSAMENTOS, IDÉIAS...DÁ UMA OLHADA TBM:

http://bemcasadaepontofinal.blogspot.com/

BEIJOS EM VC E NA LINDA TATI!

Anônimo disse...

Eu tenho medo do silêncio. e realmente, ele doe nos ouvidos.vou etrar em desespero...

Por Edilson de Holanda