segunda-feira, 8 de novembro de 2010

STEVE JOBS E OITO REFLEXÕES URGENTES

Partilhar



Steve Jobs é a mais brilhante mente da informática no mundo. É “o cara” da Apple, simplesmente a segunda maior empresa do mundo. Mais: é o idealizador e inventor do mundo de computadores portáteis (pessoais), o criador da Pixar (a maior empresa de animação por computação gráfica do mundo, além de... (haja mundo!)

Sem mais delongas, assista aos dois vídeos, que são sua fala aos formandos de Stanford, em 2005. Abaixo, algumas reflexões sobre suas palavras:

1. Uma vida que tem tudo para dar errado pode dar certo. Não descarte ninguém ou determine destinos, mesmo que a tragédia de uma pessoa tenha se iniciado em seu próprio nascimento. O começo de uma vida nem sempre determina seu final. Creia na possibilidade da transformação. Dizem que pau que nasce torto morre torto. Mas você não é pau. É gente, de carne e osso.

2. Nem sempre o caminho óbvio é o mais coerente; nem sempre é o que se deve seguir. Na verdade, “arriscar é não arriscar”. Ou seja: arriscar é a única forma de não correr o risco de ter passado pela vida simplesmente por passar. Apenas arriscando se pode descortinar, descobrir, inventar e, principalmente, se reinventar. Se você faz as mesmas coisas todos os dias, tenha a certeza de que obterá, todos os dias, os mesmo resultados.

Convivendo com uma cientista, não canso de dizer: “quanto mais vezes seus experimentos derem errado, mais perto você estará do acerto, do novo, do improvável, do inimaginável, daquilo que ninguém ainda não pensou, daquilo para o qual todos um dia olharão e dirão: ‘porque eu não pensei nisso antes?”. Gênios nada mais são que indivíduos teimosos. Uma atitude passiva em relação à vida só resulta em uma resposta passiva da vida em relação a nós.

3. Se você quiser fazer diferente, pagará o preço por isso. Talvez você tenha que dormir no chão por algum tempo ou matar a fome em algum templo Hare Krishna, para um dia ter um chão seguro para pisar ou ter plenas condições de matar a sua fome e de muitas outras pessoas.

4. Deus não desperdiça sofrimento. A dor é a mola-mestra do crescimento, ou dos grandes saltos de nossas vidas. Obviamente, esse salto só acontecerá se nossa atitude em relação à aflição for de aprendizado, e não de derrotismo ou murmuração.

5. Todo conhecimento, ainda que aparentemente inútil, pode vir a ser a grande diferença em algum ponto de sua vida. Uma cadeira sonolenta na faculdade, uma pessoa chata que você conheceu, um ônibus errado que você pegou... Um dia a vida te surpreende e o que você menos valoriza pode salvar a sua pele! Já passou por algo parecido?

6. Talvez tudo o que você precise hoje, para crescer, é ser derrotado. Talvez seja necessário que você conheça a vergonha do fracasso, para que comece do zero um outro projeto, uma outra história mais excelente. Se você, infelizmente, nunca vir a beijar o pó da derrota, trilhará até o fim da vida o mesmo caminho, que hoje talvez não seja muito mais do que medíocre.

7. Ouvi um especialista em Recursos Humanos, de uma multinacional, dizer que gastamos 80% de nosso tempo tentando melhorar aquilo que não sabemos fazer. Trata-se de um desperdício de tempo. Este tempo deveria ser gasto exatamente com o que sabemos fazer bem e, principalmente, gostamos de fazer. Só assim seremos excelentes e, melhor ainda, satisfeitos. Por exemplo: pode um pavão subir em uma árvore? Sim, se este pavão for, desde pequeno, treinado para isso e ainda tratar-se de uma árvore pequena e de preferência com degraus. Mas que grande perda de tempo treinar um pavão para subir em árvores!

Que tal treiná-lo para ser um top-model entre as aves? Ele adoraria desfilar suas plumas coloridas para a bicharada! E já que se precisa de um animal para subir em árvores, não seria melhor contratar um macaco? Resumindo: Faça como Steve Jobs: encontre o que gosta de fazer e sabe fazer. E faça! Bem! Se você for um pavão, não passe a vida tentando subir em árvores. Se for um macaco, não passe a vida treinando para ser modelo, pois não há nada mais feio do que um macaco andando.

8. A saga humana em busca da estabilidade, em todos os sentidos, nos levou a criar símbolos aos quais nos apegamos por acreditar estarem neles os sinais de uma vida feliz e equilibrada. Uma casa própria, um bom carro, uma boa reputação social... Mas estes elementos, em verdade, não nos trazem a segurança que gostaríamos. Afinal, basta que o resultado daquele exame temível se volte contra você.... ou que a solidão o abale de maneira brutal... Então, o que representará a casa, o carro e a reputação?

Até mesmo a aparência de pessoa equilibrada e bem-resolvida, que costumamos lutar para manter, é uma tentativa de se adequar às regras sociais para não sermos considerados “loucos”. A quebra de qualquer dessas convenções, mesmo que isso não signifique fazer mal a si mesmo ou a alguém poderá significar para o meio que nos cerca um sinal de inadequação ou loucura. Tememos ser considerados inadequados. Por isso, não nos expressamos como gostaríamos, não compramos o carro da cor que realmente desejamos e não exercemos nossas paixões.

Que a certeza da brevidade da vida nos encoraje a não perdermos nossas esperanças, a não desperdiçarmos nossos sofrimentos e derrotas, a buscarmos salvações mesmo em meio a inutilidades, a rejeitarmos a mediocridade do óbvio, a pagarmos o preço da teimosia e da genialidade, a nos encontrarmos enquanto seres únicos e incomparáveis, a desejarmos esfomeadamante a excelência, no pouco ou muito tempo que nos resta, e que nos constranja a sermos quem sempre tivemos vontade de ser, mas sempre deixamos para um tal depois.

“Mantenha-se com Fome. Mantenha-se Tolo”.

7 comentários:

Ivens da Costa disse...

Cara, um dia eu ainda vou pra uma palestra tua!
Legal ver que você continua esse cara que sempre me inspira a seguir em frente, só que sempre de maneira diferente.
Artigo muito bem escrito. Sou fã de carteirinha do Steve Jobs!

Abraço!!!

Tati disse...

Meu amor!
Amei seu texto! Obrigada pela força que vc me dá. Por não permitir que eu desista!
Te amo!

Edilson de Holanda disse...

Amados amigos,

Palavras como essas simplesmente justificam minha existência.

Grande abraço...

Anônimo disse...

Olá Edilson, como vai?

Sobre o assunto postado, gostaria de pedir licença e colocar meu ponto de vista...

Bem, vamos lá,

Essa é um dos típicos exemplos apregoados por muitos: é possível alguém que "veio de baixo" alcançar a fama, status, dinheiro, numa sociedade excludente, elitista como a nossa. Não é necessário nascer em “berço de ouro”, é só trabalhar, "poupar", ser "esperto", que quem sabe um dia vc chega lá!

Sim, sem esquecer outra possibilidade, se vc fizer um vídeo, "rebolando", tiver um "corpinho da moda", talvez vc seja escolhido ou escolhida para participar do concurso do prêmio de um milhão de reais. E ser um VENCEDOR!

Tudo bem, essa é a aparência.

Gostaria de me aprofundar um pouco na ESSÊNCIA.

O Jobs, é um herói, um exemplo a ser seguido, um modelo. Passa claramente a mensagem: "se vc fizer o que ele fez, ou algo parecido, trilhar o seu caminho, vc pode chegar no topo do mundo, e que vasto mundo, mantenha-se tolo!"

Isso DENTRO DO SISTEMA CAPITALISTA!

Que defende que ideologia?
Da concorrência, do consumismo desenfreado, do descaso com a vida humana, do lucro, enfim da barbárie!

Vasto mundo, tão democrático que a solução encontrada para resolver a questão dos moradores de rua em Maceió foi fantástica, está funcionando perfeitamente e em curto espaço de tempo, estão “limpando” as ruas de Maceió, foram mortos nos últimos meses mais de 30 moradores de rua...

Essa idéia de chegar ao topo, ter muito dinheiro para ser feliz, na ESSÊNCIA, não passa de uma farsa, para enganar incautos, vivemos numa sociedade interligada, se as questões sociais, a desigualdade, a distribuição das terras, não forem resolvidas, a violência um dia pode bater a sua porta, podem lhe roubar a sua bolsa, seu carro...

No sistema capitalista, que chegou no seu estágio superior o IMPERIALISMO, fica como palavra de ordem sugar até a última gosta de sangue dos pobres, de quem quer que seja, e em que situação esteja, para que fique garantida a "NOSSA qualidade de vida, que seja estabelecida a "ordem" a "PAZ" e vivamos numa sociedade democrática, fraterna e cristã!"

Anônimo disse...

Por causa dos poucos exemplo como o do Jobs, Bill Gates, o mexicano Carlos Slim o "quebrado" Silvio Santos, o empresário Eike Batista, são exemplos para muitas pessoas no mundo que sonham em um dia poderem ter uma conta no banco digamos bem recheada.

Não se dão conta de que essa riqueza concentra é a causa da miséria de bilhões de pessoas, só para citar, o "desgraçado Haiti" um verdadeiro “lixão humano”, que falando com um amigo que esteve lá na "Forças de Paz" da ONU, relatou a maioria dos comércios, são de estrangeiros, pasme,principalmente Norte Americano, e até hoje a França explora economicamente essas pobres pessoas.

Os continentes Africano, Asiático e a America Latina, inclusive o Brasil, estão se tornando também verdadeiros “lixões humanos”, por causa da concentração de riqueza, por causa de exploração, da ganância pelo lucro a qualquer custo, principalmente para manter um padrão de vida dos países ricos,

Na ESSÊNCIA é essa a sociedade que o Jobs vive e é na seqüência, na continuidade das coisas que o seu exemplo, as eleições, as religiões, os oportunistas, os miseráveis capitalistas, querem dar continuidade, na verdade são a favor da vida, a deles, são contra a humanidade, o bem estar social, são reacionários, contra a ciência o progresso.
Para os defensores da justiça, de uma verdadeira democracia, devemos seguir os exemplos daqueles que lutaram, que verteram seu sangue por um mundo mais justo, tiveram CORAGEM, como por exemplo, Frei Caneca, Zumbi dos Palmares, Pedro Pomar, Manoel Lisboa, Carlos Lamarca, as valentes mulheres da Guerrilha do Araguaia, como "Rosa", Maria Célia Corrêa, desconhecida da maioria dos brasileiros...

Não são nossos heróis, como que colocados quase que a força PARA O POVO: o Pelé, o Michael Jackson, o Lula, o Obama, as prostituídas Xuxa e Madona, e por fim o Jobs. São exemplos de uma sociedade doente, decadente, desumana.

Diante de tudo isso deixo a minha mensagem para os progressistas: é preciso resistir, lute pela justiça, lute pela liberdade, não aceite a opressão e a escravidão, somos herdeiros no nosso sangue de um povo que lutou e ainda luta contra os inimigos do povo, e essa luta nunca cessará, continuaremos nas nossas trincheiras, gritando: O rei está nu!
Contra as injustiças, e pelo direito a vida, é preciso derrubar essa velha ordem estabelecida e construir o novo, tudo que nos está sendo colocado como "possibilidades" está podre, está caduco,já não nos serve mais, é preciso "ter olho para ver".

Pelo direito a vida, REBELAR-SE É JUSTO!

Um abraço!

Anônimo disse...

Gostaria de prestar minha homengens a uma verdeira heroína do nosso país:

Minha filha, minha heroína*

maria_celia
Irene Creder Corrêa

Hoje nascia uma flor
cheia de beleza, alegria e fulgor.
Contra a injustiça e a opressão sempre lutou,
e na estrada da liberdade e do amor caminhou.
Aos pobres e oprimidos entregou seu coração
na luta contra os algozes do povo e da nação,
nesta guerra justa talvez tenha caído
nas garras ferozes do inimigo
Nesta batalha covardemente eles a venceram,
mas de uma coisa não se aperceberam:
Que outras flores nascerão
E o caminho dela seguirão,
e seu cheiro se espalhará,
e seu perfume todo o povo sentirá.
A vitória então chegará afinal
e você será heroína nacional.

Militante do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC do B).

Desaparecida, na Guerrilha do Araguaia, aos 29 anos.

Edilson de Holanda disse...

Oi Landir,

Não disse que precisamos ser milioários como o Jobs para sermos felizes. A questão é "se encontrar", não importa se rico ou pobre.

Abraço...

Por Edilson de Holanda