terça-feira, 30 de novembro de 2010

TÃO SÓ UMA FRASE - PARTE 13

Partilhar

"Onde estaria o Comunismo se Marx tivesse ganhado na loteria, sozinho, antes de escrever 'O Capital'?

Falcão

7 comentários:

Anônimo disse...

Edilson,

Temos tratado de assuntos sérios, mas com uma pitada de ironia, que vejo que já não cabe mais.

Na nossa história existiram homens e mulheres que tinham virtudes, qualidades, ações condizentes com sua ideologia, princípios, caráter, duros como rochas, não são facilmente quebrados, nem comprados, muitos se auto-proclamam, se auto-denominam, mas na verdade é virtude de poucos.

Muitos seres humanos se preocuparam e se preocupam, com a vida dos outros seres humanos, e verteram e vertem, seu sangue em defesa da justiça, da liberdade, da ciência, por amor a humanidade, realizaram práticas condizentes com suas teorias.

Sobre meu ponto de vista sobre a frase acima, penso que o comunismo estaria no seu auge, no seu mais avançado grau de desenvolvimento, pois o que Marx teria feito, pela sua prática, pela sua vida, era ter comprado "ferramentas" e distribuido para o povo defender suas vidas, construído uma fábrica de livros, para proporcionar ao povo uma leitura revolucionária, e escolas voltadas a educação, propriamente dita, para o povo, na busca pela transformação...

É comum, a colocação burguesa que o dinheiro compra tudo, que tudo tem um preço, nao sei vc, mas eu conheço pessoas honestas, com caráter, preocupadas em transformar o que está errado, na prática diária é possível, distinguir essas pessoas.

Você falou no Marx e se em vez dele fosse o Pastor Silas Malafaia, representando os pastores evangélicos, os religiosos de plantão, que vendeu suas "ovelhas", por muito menos, numa eleição burguesa, pedindo em nome de deus, votos, em troca de que?...na verdade apregoam um cristianismo de faz de conta e na verdade querem que continue essa carcomida situação de miséria, para as amplas massas do povo trabalhador.

Ia falar do papa, da igreija católica, mas avalio que nem vale a pena...

Talvez quem sabe do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o representante da "justiça" do Brasil, sobre o caso Daniel Dantas e o habeas corpus mais rápido da história do STF, a troco de que?

Acho que a ironia sobre a rocha que é a história da vida de luta de Marx não caben na imunda realidade que nós vivemos.

Olhe para a nossa "justiça", corrompida, vendida, prostituída, é só olhar ao seu redor, "um estado democrático de direito", na verdade uma farsa, que engana milhares, a lei burguesa, de um estado burgês-latifundiário serviçal do imperilismo, é o chicote do estado sobre o pobre, com a conivência de que faz parte do processo, que quer continuar esse estado de coisas...dizem amém!

É isso que penso. Gostaria muito de ver o comentário de seus leitores...

Um abraço!

Edilson de Holanda disse...

Relaxa, Lan Lan...

Tatiejt disse...

Eu ia encrever:
Esse tópico vai dar o que falar!!!

Já deu!
rsrsrsrs

Anônimo disse...

Não é brincadeira,

ia me esquecendo em falar de um dos maiores representante de Deus aqui na terra, o Pastor Bispo Edir Macedo, "um homem de fé, temente ao Deus todo poderoso", isso na teoria...na verdade...chega a ser nogento.

Marx estava certo, "a religião é o ópio do povo", estamos vivendo um mundo de ilusões, uma farsa, onde a pobresa e a miséria para o povo, são bem materiais, sem contar o chicote do estado.

Dizer amém, é concordar e aceitar que toda essa ordem social se mantenha firme, na verdade não seguem o exemplo de Jesus...

Se vc quer transformar alguma coisa, não diga mentiras ao povo, "que este dê a sua outra face", diga que este mundo está caduco, que este sistema já não nos serve mais, que a riquesa está concentrada e precisa ser distribuída, e não vai ser orando, diga que LUTE, diga o que Marx defendeu no Manifesto:

"que os poderosos tremam frente a uma Revolução Comunista, os pobres só tem a perder seus grilhões, suas cadeias, tem um mundo a ganhar"

"povos de todo o mundo uni-vos!"

Isso transforma, o resto...

Anônimo disse...

:P

Anônimo disse...

Caro Edilson,

Sei do seu pensamento na busca por um mundo melhor, sabemos nós que, se doarmos um prato de comida, uma roupa velha, ou uma tarde do nosso tempo de mês em mês, não resolve.

E mais, quando o estado é incapaz de cumprir com seu papel, suas responsabilidades, temos nós que agir de alguma forma...por isso a luta, por favor não leve com ironia, pela nossa história.

Pois bem, lá nos índios Tapeba - CAUCAIA, são 17 aldeias, uma delas é a Lagoa 1, um histórico de muita luta, lá nessa aldeia moram aproximadamente 35 crianças, que não tiveram nenhuma celebração no dia 12 de outubro.

Uma das mães, me pediu para fazer alguma coisa, alguma celebração simples que seja, no dia do natal, aí pensei em conseguir material escolar, no lugar de, bola, carrinho, bonecas, pois é isso, pecisamos de 35 quits de material escolar, já consegui alguma coisa, mas pensei que você e o blog pudessem ajudar, contactar alguma pessoa que se importe e queira ajudar.

São crianças que merecem viver a vida na essência de sua plenitude, merecem tudo do bom e do melhor.
É isso.

Bem Casada disse...

Esse povo deveria escrever o nome em baixo se identificando!!! Afffffffffffff!!!!

Por Edilson de Holanda