domingo, 20 de junho de 2010

NOTÍCIAS DA GREVE: “REINVENTARAM A RODA”

Partilhar
Na noite da última sexta-feira, alguns grevistas “reinventaram a roda”. Uma idéia “genial, inovadora, quase transcendental” lhes assaltou a mente. Alguns motoristas, em um “momento mediúnico”, depois de dez dias de reflexão (o tempo que durava a greve), circularam com catracas livres em alguns pontos da cidade.

Com o protesto “Catraca Zero”, os motoristas abriram as portas dianteira e do meio dos veículos, para que os passageiros utilizassem o serviço gratuitamente.

Resultado óbvio: os empresários finalmente se incomodaram. Ohhh! [... ... ...]

Mexeu no bolso deles... 

Tão logo foi instituído, como forma de protesto, o livre acesso aos ônibus, o SINDIÔNIBUS (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) se manifestou, afirmando que “uma atitude tão drástica não pode ser tolerada e as providências precisam ser tomadas imediatamente”. Ameaçou ainda demitir os grevistas, sob a acusação de “evasão de receita, que lesa o patrimônio privado das empresas de ônibus". 

Enquanto o movimento se limitava a prejudicar a população (com a redução da frota de veículos) os empresários não sentiam nem cócegas. As negociações agora tendem a avançar. Claramente, a estratégia de molestar o povo não traz bom retorno... 

Ressalte-se o “inconformismo” da classe empresarial com o movimento “Catraca Zero”, quando afirma que devem ser tomadas providências urgentes. Enquanto isso, empresários e grevistas parecem entender que o povo pode esperar pelo fim da greve pelo tempo que for preciso. 

Veja só: estavam descumprindo o mínimo.... 

Conforme a população já sentia na pele, os grevistas não estão cumprindo a determinação quanto ao número mínimo de ônibus em circulação.  Tanto que a Justiça do Trabalho já decidiu pela aplicação de multa ao sindicato representante dos manifestantes . 

O povo visto como “bichos-preguiça” 

Também chama atenção a forma pela qual nosso povo é visto como um grupo de “bichinhos inofensivos”, passivos e incapazes de manifestações coletivas que incomodem a “ordem” estabelecida.  Após uma manifestação popular na quarta-feira, no terminal de Parangaba, o SINDIÔNIBUS afirmou que não se tratavam de usuários do sistema de transporte, mas um “grupo com ação articulada”, pois “o comportamento observado não é o padrão dos passageiros”, que estão interessados “apenas na conclusão do seu trajeto e não em perturbar a ordem pública”. 

Os empresários desconsideram que, apesar de não ser afeito a ajuntamentos em prol de grandes causas, o povo, em situações extremas, pode se comportar tal e qual um bicho (aqui vale sim a comparação) acuado junto a uma parede. Por mais apático e inofensivo que seja, se a única opção que lhe restar for partir para o ataque, assim o fará. Mesmo que se trate de um bicho-preguiça - que tem unhas enormes não apenas para subir em árvores... 

Enquanto isso e tudo mais, a greve continua... 

Fonte dos dados citados: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=801840

Um comentário:

Tati disse...

Só eles não viam que prejudicar a população não iria dar em nada! Os empresários precisavam sentir no bolso mesmo!!!

Por Edilson de Holanda