sábado, 17 de julho de 2010

ALMA DE ANJO, CORPO DE ANDRESSA

Partilhar
 

Durante o vídeo, ao passo em que admirava a rotina da garota, me perguntava: será que ela não está se enchendo de atividades, em vez de viver como qualquer criança? Será que, embora bem intencionada, não corre sério risco de cair em um ativismo, em que de tanto “fazer”, podemos nos esquecer de “ser”? 

Quase no término, ela respondeu à minha pergunta, quando disse que sabia administrar o tempo, com tudo que era necessário a uma menina de sua idade, inclusive brincar e conviver com os pais. E me pareceu a voz e a expressão de uma criança saudável. 

Mas o final me impressionou (assista ao vídeo para saber!).

Não tenho autoridade para dar maiores explicações sobre Angelologia (parte da teologia que estuda os anjos), mas tenho “um bom palpite” (que pode ser mudado, a partir da contribuição de algum estudioso no assunto) de que essa garota, se não era um anjo (já que anjos são imortais e não nascem de homens), cumpriu o papel de um. 

A concepção bíblica de anjos destoa daquela que aprendemos corriqueiramente. Lendo o Antigo e Novo Testamento, percebemos que os anjos cumprem missões aqui na Terra. Enviados de Deus, são importantíssimos para comunicarem determinados recados aos homens (Gn 18: 1-16), através da revelação de estratégias (Js 5:13-15 e 6:1-5), profecia e consolo (Mt 1:18-24; Lc 1:11-19 e 2: 8-12), além do cumprimento de funções específicas de proteção (Dn 6:16-22). Os anjos se apresentaram, na Bíblia, na forma humana, inclusive se alimentaram e descansaram junto a homens (Gn 19:1-3). 

Agora veja isso: “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.” (Hb 13:2) 

Aconselho você a ler os textos citados, pois há inúmeras doutrinas sobre anjos que destoam da Palavra. 

Interessante notar que, nos relatos bíblicos, os anjos normalmente tinham pressa, pois a missão a cumprir assim exigia. E logo partiam. Alguma semelhança com Andressa? Sua vida passou como um cometa. Como um raio. Chegou, precocemente fez muita diferença, cumpriu sua missão e se foi.

Se alguma morte tiver explicação, essa é uma. Talvez Andressa tivesse uma missão de anjo a cumprir. Agora faz algum sentido a vida tão intensa e a partida tão precoce. É fascinante perceber como tudo o que ela fazia, em cada dia da semana, era algo extremamente relevante:

Evangelismo através de uma rádio com distribuição de brindes; trabalho missionário em grupo; ação em um asilo, aliviando a dor e cuidando de idosos; montagem de uma cooperativa de artesanato para se oferecer oportunidades de ocupação e renda a famílias carentes; integração de um grupo de oração intercessória, onde se recebem pedidos até mesmo de pessoas que não se conhece; dedição a um grupo de dezenas de crianças, lhes oferecendo entretenimento, atenção, sociabilidade, carinho e a Palavra de Deus.

Você está olhando para cada um desses itens e pensando: “Pôxa, se eu me envolvesse fielmente, pelo resto da vida, a pelo menos uma dessas atividades, já me sentiria satisfeito(a)”. Exatamente. Mas Andressa se dedicou a todas, pelo resto da vida. Por isso, nenhum momento de sua curta existência foi em vão. Assim como imagino que cada minuto da missão de um não é em vão.

Neste outro vídeo (http://is.gd/dvcof), mais longo, Andressa conta como se tornou professora de catequese (mesmo não professando a mesma religião do frei da cidade) e montou seu pequeno grupo de crianças. Deu tão certo que essas crianças montaram seus próprios grupos, agregando outras. É inacreditável o brilho nos olhos das crianças, inspiradas no exemplo da menina. Nesse ponto, permitam-me: ela superou qualquer anjo.

Andressa, humana, pérola da Criação. Foi eterna enquanto durou. Mas a mensagem ficou: 

“Jesus nos dá 24 horas. Se tirarmos uma hora pra fazer um trabalho missionário, entregar um folheto, entregar um curso bíblico. Jesus está voltando. Ele está mostrando sinais, profecias... Isso tudo já está se cumprindo. Se não fizermos a nossa parte agora, se quisermos fazer amanhã, talvez não dê tempo”. 

Falou pela boca de um anjo.  

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom dia amado irmão Edilson. A Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo. Ouvi tudo atentamente e analisei tudo muito bem. Realmente é impressionante a vontade de servir da ANDRESSA. Entretanto, alerto para o detalhe que os Adventistas do Sétimo Dia, seguidores da profetiza Hellen Gould Whit {seita muito conhecida, envolvida com muitas heresias, havendo marcado o advento de Jesus Cristo para 1844 e depois outras datas, sempre na base do prognóstico, nos últimos tempos tem deixado de marcar datas, mas continuam profetizando sobre a Vinda do Senhor Jesus}. Sabemos que para a Vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo, para o Grande Arrebatamento da Igreja, bíblicamente não há nenhum sinal, nem profecia, nada, nada mesmo que marque ou sinalize, nem ainda que o Evangelho fosse pregado em todo o mundo. Porém, será um Rápto Surpreendente... Mas entendo que eles pregam um outro Evangelho e um outro Jesus... Por isso eles dão mais ênfase às obras como outras seitas o fazem. E Jesus Cristo disse: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado." (João 6.28-29) - Versão Revista e Atualizada.

Com relação ao termo "ALMA DE ANJO, CORPO DE ANDRESSA". Tenho minhas reservas, pois o Evangelho foi dado aos homens pregar e não a anjos, ainda que estes anelassem fazê-lo (I Pedro 1.12). Não quero dizer com isso, que nós estamos desempenhando o nosso papel a contento. É claro que ainda estamos longe de satisfazer a vontade de Deus neste particular. Mas não é por isso que iremos abrir mão de um dever que é nosso, etc.

No mais, Dou Graças ao Senhor Deus pela sua disponibilidade e iniciativa de procurar Servir ao Senhor e Servir bem. Tomo a liberdade de enviar-lhe um estudo sobre os anjos e que você, meu irmão seja cumulado de muitas Bênçãos.

Maurício Roberto.

Edilson de Holanda disse...

Caro irmão Maurício,

Seu comentário foi uma grande contribuição para a discussão do tema.

Foi muito bem citado e lembrado o texto de I Pedro 1.12. Certamente, o dever de anunciar as Boas Novas é de humanos, e não de anjos.

A comparação que faço com relação à garota não se dá no aspecto da função específica de evangelizar, mas no sentido de que, assim como anjos têm missões, a forma como se deu sua vida, enquanto humana, se assemelhou a uma missão.

Trata-se mais de uma "liberdade poética" do que de uma "afirmação teológica", com o intiuto de fazer com que, com tantos recursos que dispomos, possamos nos dispor com o brilho nos olhos semelhante ao de Andressa.

Graça e paz!

Universo Feminini disse...

Amo esse video! Extremamente abeçoador, o vi pela primeira vez na minha igreja a um tempo atrás, sempre q posso retorno a vê-lo. Parabéns pelo Blog. Que Deus abençoe sua vida. Abraços.

Edilson de Holanda disse...

Obrigado pelos comentários!

Por Edilson de Holanda