segunda-feira, 12 de julho de 2010

"O CARA" DA COPA

Partilhar
Foi a copa da África? Não.
De Nelson Mandela? Não.
Da Holanda? Não.
Da Espanha? Não.
Da vuvuzela Não.
Da Jabulani? Não.
Do polvo Paul? Não.

Essa foi a copa de Tiago Leifert:o melhor acontecimento da tv brasileira em 2010. "Desabrochado" para a rede nacional, ele tem o mérito de reinventar o engessado (porém perfeitinho) jornalismo esportivo da tv Globo. E inaugurou um novo tempo na emissora que detém o poder no país. Com leveza, criatividade e muito bom humor, "o cara" mostrou que "A Poderosa", tão cercada de lendas e  blindagens, como império que é, era capaz de algo impensável: rir de si mesma. 

Quem sequer imaginaria alguém do Sistema Globo propagando um "Cala a boca, Galvão"? E escrevam o  que estou digitando: Leifert está sendo responsável pelo resgate da figura de Galvão Bueno. As brincadeiras com o insuportável locutor tornaram-no mais humano. Era o que faltava ao quase imortal narrador.

O jeito aparentemente descompromissado de Tiago Leifert apresentar atraiu diversos públicos que não são amantes do futebol e acrescentou um elemento que faltava a toda baita estrutura global: a sensação de que seus jornalistas e comentaristas não estão interpretando, mas se comunicando. De que não são robôs. Como exemplo, aquele sorriso de canto de boca que o Wilian Bonner dá entre as reportagens do Jornal Nacional me dão medo. Dá a impressão de que até isso é combinado para nos manipular!

Provado está (e eu não acreditava!) que com ousadia, talento e personalidade é possível mostrar o rosto, impostar a voz e, ao mesmo tempo, transparecer verdade, ainda que se trabalhe na Globo.

Enfim, Tiago Leifert não precisou ir para o CQC.

6 comentários:

Marcelo disse...

É muito bem observador, pois realmente é difícil o jornalismo brasileiro unir bom humor e pelo menos um pouco de espontaneidade e irreverência, e tudo em horário nobre...Vamos ver a continuidade ou não desse apresentador nos jogos televisionados;;;

Edilson de Holanda disse...

É. Até estão pedindo a "Central do Brasileirão", mas acho que o Leifert vai ficar só pra SP mesmo.

Meiriane Abrantes disse...

Muito bom Edilson! adorei seu texto e penso exatamente como vc: Thiago foi O acontecimento na copa. Não perdia um programa mesmo tendo que acordar cedo no outro dia e ainda me emocionei no encerramento!!! ;)

abraços,
Deus te abençoe

Edilson de Holanda disse...

É verdade, Meiriane! Ainda tem esse detalhe: emocionou! E não me deu aquela sensação de pensar: "Que droga. A Globo me fez uma lavagem cerebral. Conseguiram!"

Abraço...

Alexandre disse...

Edilson O cara é bom mesmo. Falta alguém assim em outras áreas do Plim Plim. Se ninguém se apresentar podemos transferir o Tiago, imagine: Domingão do Tiagão ou Tiago reporter ou ainda Tiago rural.Valeu.

Edilson de Holanda disse...

Boa!

Por Edilson de Holanda