quinta-feira, 29 de julho de 2010

CRISTO X CRISTIANISMO. VOCÊ É CRISTÃO?

Partilhar
Ser cristão não significa ser adepto do Cristianismo, mas ser um imitador de Cristo. Há uma enorme diferença entre as duas definições.

“Cristianismo” é uma religião (ou até um conjunto de religiões e credos, bastando saber que há protestantes, católicos, dentre outros) que tentam “conceituar” e “interpretar” Cristo. 

“Imitar Cristo” é tê-lo como inspiração primordial de vida, conduta e pensamento. O maior anseio de um cristão é cada vez mais relacionar-se com Cristo e parecer-se com Ele, de modo que Sua opinião seja sempre a mais relevante e Sua presença a mais desejável, por todos os dias de sua existência.   

Você é cristão (pequeno cristo)? Então é hora de imitá-lo. Não sabe por onde começar? Aqui vai uma dica:  

“Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. 

Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória. Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. 

Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles. Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza. 

Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente. Como resultado disso, já não existem mais judeus e não-judeus, circuncidados e não-circuncidados, não-civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos. Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. 

Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. 

E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.” 

Carta de Paulo aos colossenses, capítulo 3, versículos 1 a 17.

2 comentários:

Jackeline Souza disse...

Massa!!! Eu quero ser CRISTÃ.
Bom comparativo
Ab,
Jackeline

(Zé) Cláudio Porto disse...

Concordo com o texto. Se cada um dos que se dizem cristãos tivesse a real dimensão do que seja ser um imitador de Cristo, decerto o Cristianismo (enquanto instituição engessada) já teria sucumbido. Aliás, suspeito que o maior problema do Cristianismo (leia-se conjunto de religiões)seja o enclausuramento de Jesus aos limites de cada credo, não raro moldando Cristo aos anseios de cada época e aos seus próprios objetivos terrenos. Que o amor e a misericórdia de Cristo Jesus nos ensine a imitá-lo!

Por Edilson de Holanda